Beneficiários do Bolsa Família que passaram pelo pente-fino receberão retroativo dos desbloqueios?
Desde janeiro, o Ministério do Desenvolvimento Social tem realizado uma verificação minuciosa dos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), com o objetivo de identificar perfis com irregularidades, seja no cadastro ou de beneficiários que não atendem aos critérios.
Em março, ocorreu o primeiro corte de beneficiários, quando 1,5 milhão de segurados foram excluídos do banco de dados.O Cadastro Único é a porta de entrada para benefícios sociais, como o Bolsa Família, e para receber o programa de transferência de renda, é necessário estar devidamente cadastrado no CadÚnico.
Por essa razão, aqueles que tiveram o cadastro bloqueado também deixaram de receber o Bolsa Família.No entanto, os beneficiários que foram bloqueados sem qualquer erro no CadÚnico poderão receber retroativamente o valor do Bolsa Família referente ao mês em que não receberam o benefício.
Em março, por exemplo, alguns segurados foram bloqueados de forma indevida, o que levou a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Desenvolvimento Social a criar um novo cronograma de pagamento retroativo para esses beneficiários.
Como verificar se o meu benefício do Bolsa Família foi bloqueado?
Os segurados do Bolsa Família que tiverem o seu cadastro bloqueado serão notificados com antecedência por meio do aplicativo oficial do programa.
Abaixo, veja um exemplo de mensagem enviada aos beneficiários pelo app:
“Mensagem do Bolsa Família – Benefício bloqueado por averiguação: Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único na sua cidade até o dia 16 de junho e atualize o seu cadastro para evitar o cancelamento do seu benefício do Bolsa Família”.
Aplicativo Bolsa Família
Além da notificação via aplicativo oficial do programa Bolsa Família, os beneficiários podem verificar o status do seu benefício acessando o site oficial do Cadastro Único ou entrando no Portal Cidadão da Caixa Econômica Federal. Ambos os sites disponibilizam essas informações aos segurados.
Bolsa Família bloqueado: o que fazer e como resolver?
O que é a busca ativa do Bolsa Família e como ela funciona?
Confira o calendário de pagamentos do Bolsa Família de abril
A partir de hoje, sexta-feira (14), a Caixa Econômica Federal inicia o pagamento do Bolsa Família para os beneficiários que têm Número de Identificação Social (NIS) com final 1.
O pagamento segue uma ordem escalonada, de acordo com o último dígito do NIS, e é creditado na conta digital do Caixa Tem.
Abaixo, veja o calendário completo de pagamentos:
- NIS de final 1: dia 14 de abril;
- NIS de final 2: dia 17 de abril (antecipado para o sábado dia 15);
- NIS de final 3: dia 18 de abril;
- NIS de final 4: dia 19 de abril;
- NIS de final 5: dia 20 de abril;
- NIS de final 6: dia 24 de abril (antecipado para o sábado dia 22);
- NIS de final 7: dia 25 de abril;
- NIS de final 8: dia 26 de abril;
- NIS de final 9: dia 27 de abril;
- NIS de final 0: dia 28 de abril.