Visão de Investidor

A visão certa do sucesso
Bitcoin e sua Trajetória do preço preocupa investidores

Foi uma semana difícil para moedas digitais como o Bitcoin. No início da semana passada, os preços já estavam em sérios problemas depois que o CEO da Tesla, Elon Musk, um entusiasta advogado e defensor do mercado de internet, desistiu dos planos da empresa de aceitar Bitcoin como pagamento por veículos elétricos.

No entanto, os preços caíram até 30% no meio da semana depois que o Banco Popular da China alertou as instituições financeiras domésticas contra o uso de moedas digitais para pagamentos, o que se repetiu alguns dias depois.

Além disso, as autoridades chinesas iniciaram uma luta contra a mineração de bitcoins, que é o processo de usar computadores e softwares poderosos para obter novas moedas.

Essa tendência de queda continuou com o Bitcoin caindo mais 13% no domingo, após outra liquidação da criptomoeda mais popular do mundo, que caiu quase 50% abaixo de sua alta anual.

Para o desconhecido: Bitcoin é uma moeda eletrônica descentralizada, o que significa que suas transações são inacessíveis a terceiros, como bancos ou governos. É um sistema puramente de pares para realizar transações.

Seu criador anônimo, Satoshi Nakamoto, colocou um limite de 21 milhões de moedas em seu código de fundação. Cerca de 18,6 milhões de moedas já foram cunhadas a partir desse limite.

Para enfatizar o controle cada vez mais rígido dos reguladores globais sobre esse setor pouco regulamentado, as autoridades fiscais e monetárias dos EUA, incluindo o presidente do Federal Reserve, Jay Powell, sugeriram a necessidade de permanecer inabalável.

Os mercados de ações e títulos mais amplos mostraram alguma reação aos movimentos do bitcoin nos últimos dias, sugerindo que o caminho do Bitcoin a partir daqui poderia impactar mercados mais amplos.

Não se sabe aonde esse caminho leva. O Bitcoin e outras criptomoedas dispararam na semana passada, mas a tendência só se inverteu quando Musk tweetou seu apoio à classe de ativos e indicou que a Tesla não venderia suas participações em Bitcoin.

O valor do Bitcoin aumentou temporariamente após este tweet. Os anúncios online imprevisíveis de Musk tornam difícil prever o que acontecerá a seguir neste mercado cada vez mais tenso e volátil.

Atualmente, o preço do bitcoin gira em torno de US $ 38.000. E embora os ursos Bitcoin pareçam estar em pleno andamento, não era o caso há algumas semanas.

Na verdade, o valor do Bitcoin atingiu um novo recorde histórico em meados de abril, quando ultrapassou US $ 63.000.

E embora o bitcoin esteja em uma montanha-russa desde o início deste ano, seu valor tende a subir, caindo de vez em quando.

Embora seu preço tenha caído desde então, sua popularidade não diminuiu. Mais e mais investidores estão entrando no mercado de bitcoin conforme ele se aquece.

O valor do Bitcoin foi impulsionado por uma série de forças. Nos últimos meses, as preocupações com o aumento da inflação se intensificaram.

Devido à escassez de Bitcoin, investidores institucionais, incluindo gigantes financeiros, o consideram uma proteção eficaz contra a inflação.

A natureza altamente volátil deste bem digital tem sido também uma das principais razões para a sua crescente popularidade e valor.

As plataformas de negociação, software e ferramentas têm desempenhado um papel importante no apoio aos investidores de varejo que desejam se beneficiar dessa volatilidade.

Com a ajuda de inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina (ML) e algoritmos profissionais, plataformas como o BitQT podem ajudar os traders a tomar decisões comerciais inteligentes e usar criptomoedas de curto prazo.

Para investidores iniciantes que desejam tentar a sorte no campo da criptomoeda, a função de negociação automatizada provou ser um porto seguro.

Os investidores institucionais também entraram no mercado para participar do boom do Bitcoin.

Várias empresas listadas estão convertendo seus depósitos em dinheiro em criptomoedas, especialmente Bitcoin.

Até recentemente, quando a Tesla anunciou seu investimento de US $ 1,5 bilhão em Bitcoin em fevereiro, ela ainda estava na vanguarda do aumento da criptomoeda.

A Tesla oferece a seus clientes a opção de comprar carros com Bitcoin. No entanto, a declaração foi retratada em meio a especulações de que a Tesla estava vendendo suas participações em bitcoins.

Outro grande apoiador do Bitcoin, a MicroStrategy, também comprou outros 10 milhões de dólares em Bitcoin.

Além disso, as principais plataformas de pagamento financeiro, como PayPal, Mastercard, Square e Bank of New York Mellon, o banco mais antigo dos Estados Unidos, também adotaram essa criptomoeda.

O investimento institucional por instituições financeiras estimulou o apoio ao Bitcoin, aumentando assim a confiança das pessoas na criptografia, que pode já ter sido perdida.

À medida que o sistema financeiro se torna mais digital, o Bitcoin está se tornando dominante.

Aos olhos de muitos céticos, o envolvimento de instituições financeiras também ajuda a legitimá-lo. Embora a criptomoeda possa estar em queda no momento, seu preço deve subir novamente em breve, como de costume.