Bolsa Família 2023: Conheça as novas regras para quem trabalha
Um dos benefícios do Programa de Transferência de Renda para os beneficiários do Auxílio Brasil foi a possibilidade de continuar recebendo o benefício mesmo após o início do trabalho.
Dentro desse grupo, há duas possibilidades: famílias na linha da pobreza e aquelas que melhoraram sua situação financeira e fazem parte do grupo de transição.
A princípio é difícil dizer alguma coisa porque o texto do Bolsa Família ainda está sendo formulado. No entanto, os beneficiários que permanecem na linha da pobreza, mesmo trabalhando, devem continuar recebendo o benefício quando ele se tornar Bolsa Família.
Inicialmente, a regra transitória permite que famílias cuja renda tenha melhorado após a conquista de um emprego sejam seguradas pelo Regime de Transferência de Renda por até dois anos, garantindo a continuidade do sustento daquela família. Com a mudança para o Bolsa Família, é possível que essas regras mudem.
Vou receber o Bolsa Família?
Em princípio, todos os beneficiários do Auxílio Brasil devem receber o Bolsa Família. No entanto, o Ministério do Desenvolvimento atualiza o CadÚnico para verificar se as famílias cadastradas estão regularizadas.
Concluída a atualização dos dados, o Ministério deve verificar quais famílias do Auxílio Brasil ainda são elegíveis ao Bolsa Família.
Graças ao cruzamento de dados, a transição do Auxílio Brasil para o Bolsa Família é automática, ou seja, os beneficiários não precisam realizar nenhuma ação para receber os novos benefícios.
A menos que você seja convocado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atualizar seus dados. Neste caso, é importante que o beneficiário apresente os documentos exigidos.