Pular para o conteúdo

Bolsa Família de janeiro vai antecipar o pagamento desses 2 GRUPOS

  • por
Bolsa Família de janeiro

Quando uma família recebe os benefícios do Auxílio Brasil, ela os recebe antecipadamente. Isso porque a novidade do benefício não é para todos. As famílias NIS (Número de Identificação Social) 4 e 9 devem ser pagas na segunda-feira. No entanto, isso não aconteceu por causa de um erro de calendário.

A Caixa anunciou que os pagamentos começarão em 18 de janeiro e seguirão até 18 de fevereiro. O NIS de cada beneficiário determina quanto dinheiro ele receberá. As informações de quando vão receber o dinheiro podem ser encontradas no app da Caixa. Abaixo está um calendário para referência.

  • NIS de final 1: dia 18 de janeiro;
  • NIS de final 2: dia 19 de janeiro;
  • NIS de final 3: dia 20 de janeiro;
  • NIS de final 4: dia 23 de janeiro (adiantado);
  • NIS de final 5: dia 24 de janeiro;
  • NIS de final 6: dia 25 de janeiro;
  • NIS de final 7: dia 26 de janeiro;
  • NIS de final 8: dia 27 de janeiro;
  • NIS de final 9: dia 30 de janeiro (adiantado);
  • NIS de final 0: dia 31 de janeiro.

O Bolsa Família vai adiantar o calendário de pagamento?

Com todas as mudanças no programa de transferência de renda, os beneficiários têm se perguntado se o Bolsa Família também vai adiantar o calendário de pagamentos.

Porém, vale ressaltar que a pasta responsável não notificou ninguém. Isso significa que provavelmente os pagamentos devem continuar nos últimos dez dias úteis do mês.

Desde sua criação, em 2003, o Bolsa Família definiu regras que devem ser seguidas para garantir o recebimento do benefício. Entre elas estão a vacinação obrigatória de crianças e adolescentes e a matrícula em escolas com a participação de 85% das crianças e adolescentes.

Essas informações são encaminhadas ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Educação, respectivamente, que encaminham ao Ministério do Desenvolvimento no final do mês.

Essas regras não eram mais necessárias sob o governo anterior. Apesar disso, o pagamento do Auxílio Brasil ainda era feito no final do mês, principalmente para facilitar a logística. Com a volta do Bolsa Família e suas regras, é ainda mais provável que uma transferência ainda seja processada nos últimos dez dias úteis.

Auxílio Brasil ou Bolsa Família?

No final de dezembro de 2022, o extinto Ministério da Cidadania e a Caixa Econômica Federal divulgaram o calendário anual do programa Auxílio Brasil. Este calendário continuará a ser utilizado no primeiro trimestre de 2023 e poderá ser mantido durante o resto do ano.

Isso porque os beneficiários continuam recebendo o Auxílio Brasil, já que o presidente Lula assinou uma medida provisória (MP) que garantiu o pagamento do programa até abril. O objetivo da MP é certificar que os beneficiários receberão parcelas de R$ 600, já que o orçamento de 2023 prevê repasse com parcelas de R$ 400. Dessa forma, Lula garante o benefício enquanto o Bolsa Família é recriado.

Portanto, os beneficiários continuarão recebendo os pagamentos de acordo com o calendário do Auxílio Brasil. Porém, é possível que o mesmo calendário seja utilizado pelo Bolsa Família, visto que o Ministério do Desenvolvimento Social já está trabalhando em muitas coisas e o calendário não é uma de suas prioridades.

Além disso, como já mencionado, as regras do Bolsa Família podem, por tradição, interromper o pagamento no final do mês. Caso o calendário seja alterado, a alteração será comentada pelo ministro Wellington Dias. No entanto, é improvável que tal mudança ocorra no primeiro trimestre deste ano.