Brasil tem o maior número de contas bancárias digitais do mundo
Desde que entraram no mercado, os bancos digitais cresceram em número e popularidade. Especialmente entre a geração mais jovem. A evidência é que no Brasil, 9 em cada 10 pessoas dizem preferir contas digitais às tradicionais.
Como resultado, 89% dos brasileiros de 20 a 29 anos já preferem os bancos digitais aos bancos tradicionais, de acordo com uma pesquisa encomendada pela Akamai e realizada pela Cantarino Brasileiro.
Resposta da charada:
O que ao colocar na boca e fazer movimentos uniformes, no final se cospe uma coisa branca?
Resposta: Pasta de dente. O que você achou que era?
Para os entrevistados com mais de 40 anos, esse número sobe para 67%, contra 33% dos que preferem o banco digital e 33% que ainda preferem os bancos tradicionais.
Então, para saber mais sobre os resultados e outros dados do Banco Digital Brasileiro, confira o texto completo abaixo.
Brasileiros estão no topo da lista de usuários com contas em bancos digitais
Ainda de acordo com a pesquisa da Akamai, além de 89% dos jovens de 20 a 29 anos preferirem o banco digital, esse percentual também é alto entre os de 30 a 39 anos. Nesse caso, eles representavam 81% dos adultos de 30 a 39 anos.
Além disso, o Brasil lidera a lista de países com mais contas digitais em 2022. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Finder, que revelou que 43% dos adultos brasileiros possuem conta digital. Espera-se que a maioria dos brasileiros tenha contas nesses bancos até 2027.
Em segundo lugar estão a Indonésia, com 26% dos usuários com conta digital; Irlanda, 22%; Cingapura, 21%; e Hong Kong, com um total de 20%. A menor proporção está nos Estados Unidos, onde apenas 8% da população possui conta em banco digital.
Bancos tradicionais ainda seguem competitivos, diz pesquisa
No entanto, os dados mostram claramente que mesmo com as preferências bancárias digitais, principalmente entre os jovens, o mercado continua fragmentado e competitivo.
Afinal, cerca de 70% dos entrevistados afirmaram ter contas nos dois modelos. tradicionais e digitais. Ou seja, as contas nos bancos tradicionais continuam ativas, apesar da tendência das pessoas de permanecerem nas empresas digitais.
Porém, apesar da popularidade dos bancos digitais, na prática eles são superados pelas instituições tradicionais, que são a principal conta de 66% dos brasileiros. Em 2020, foi de 37%, o que é um aumento.
Por sua vez, o número de clientes com conta apenas em banco tradicional diminuiu de 57% em 2020 para 21% em 2022.
Como evidenciado por esses dados, os brasileiros mantêm a fé no sistema bancário tradicional. Eles apreciam sua proximidade, confiabilidade e estabilidade. Ao mesmo tempo, eles dependem de moedas digitais e contas para muitas de suas tarefas diárias.