Conheça os motivos que podem levar ao CANCELAMENTO do seu Auxílio Brasil
O Cadastro Único (CadÚnico) é um dos requisitos do Auxílio Brasil. O Ministério da Cidadania pode selecionar os beneficiários do programa e verificar sua elegibilidade por meio do CadÚnico. Confira como evitar cancelamentos de benefícios.
A falta de atualizações do CadÚnico pode fazer com que o Auxílio Brasil seja bloqueado. Ao registarem-se, os cidadãos comprometem-se a renovar o seu registo sempre que a situação familiar se altere ou, pelo menos, de dois em dois anos.
O ministério da Cidadania estabeleceu o dia 14 de outubro como prazo para atualização de cadastros de pessoas cadastradas no CadÚnico que não atualizam desde 2016 ou 2017, mas estenderam o prazo por mais um mês.
Atualização do CadÚnico para o Auxílio Brasil
Com o prazo de atualização do CadÚnico se aproximando, brasileiros que tentam atualizar o Cadastro Único no Centro de Referência da Assistência Social têm visto longas filas nos postos do CadÚnico nas últimas semanas. Isso levou o governo a estender o prazo de formalização por mais um mês para que aqueles que não renovaram seus registros desde 2016 e 2017 possam fazê-lo até 14 de novembro de 2022.
A partir de julho de 2023, os inscritos que não renovarem seus cadastros poderão ser excluídos do CadÚnico e o Auxílio Brasil será bloqueado. Aqueles que não renovaram seus registros desde 2018 e 2019 serão convocados para os próximos anos, com atrasos devido à pandemia de Covid-19.
O status CadÚnico do usuário está disponível no aplicativo Cadastro Único, na Play Store para dispositivos Android e na App Store para dispositivos IOS, ou no site onde você pode fazer login com o Gov.BR. Nesses canais, é possível verificar se os inscritos foram convocados para se inscrever nas atualizações.
O aplicativo também permite que os cidadãos confirmem os dados cadastrados. Caso haja alguma alteração, deve-se procurar um dos postos físicos de atendimento para normalização. Para o CadÚnico, é necessário atender a alguns requisitos:
- Ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo per capta (R$ 550);
- Ter renda familiar mensal de até três salários mínimos (R$ 3.300);
- Renda familiar acima de três salários mínimos, desde que o cadastro seja relevante para a inclusão de programas sociais nas três esferas de governo;
- Morar sozinho – constituem as chamadas famílias unipessoais;
- Viver em situação de rua — sozinho ou com a família.
Os ajustes devem ser feitos em um dos postos de atendimento do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família dos municípios ou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
Programas que usam o CadÚnico
Além do Auxílio Brasil, diversos programas têm o CadÚnico como requisito de inscrição, confira:
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
- Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental;
- Carta Social;
- Carteira do Idoso;
- Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
- ID Jovem;
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
- Passe Livre para pessoas com deficiência;
- Programa Brasil Carinhoso;
- Programa Casa Verde e Amarela;
- Programa de Cisternas;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI;
- Pro Jovem Adolescente;
- Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Telefone Popular.