Convocação dos beneficiários do Bolsa Família pelos CRAS: Saiba como proceder
O governo federal está empenhado em eliminar os beneficiários do Bolsa Família que estejam recebendo o auxílio de forma indevida ou fraudulenta. Para isso, optou por realizar um amplo processo de verificação contínua dos dados do Cadastro Único (CadÚnico), também conhecido como pente-fino.
Consequentemente, inúmeros beneficiários terão de se dirigir ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) a fim de revisar suas informações e regularizar sua situação. Com o intuito de facilitar esse processo, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social contratou 12 mil funcionários.
De acordo com o ministro Wellington Dias, nos últimos meses cerca de 2,5 milhões de famílias foram retiradas do programa. Ele afirmou que o objetivo é “não só ter um cadastro atualizado, eliminando aqueles que não têm direito, mas também incluir pessoas que estavam na fila, tinham direito e não foram atendidas”.
Convocação para o CRAS: Como proceder?
Antes de mais nada, é necessário compreender que a atualização dos dados é uma obrigação para aqueles que forem convocados pelo governo federal. Caso se recusem a comparecer ao CRAS, poderão ter o Bolsa Família e outros benefícios sociais bloqueados ou até mesmo cancelados.
Portanto, é fundamental estar atento ao local e horário designados, para comparecer à unidade no momento correto. A fim de evitar a perda dos pagamentos, é essencial atender aos critérios de elegibilidade do programa.
O Bolsa Família é destinado às famílias cadastradas no CadÚnico, com renda mensal de até R$ 218 por pessoa. Além disso, essas famílias devem cumprir os seguintes compromissos:
- O cartão de vacina de crianças deve estar atualizado;
- Crianças e adolescentes precisam ter a frequência mínima exigida pela escola;
- As crianças devem receber o acompanhamento nutricional correto;
- As gestantes precisam realizar o pré-natal.
Caso todas as regras sejam cumpridas, não há necessidade de preocupação, pois o benefício não será suspenso. Nesse caso, basta comparecer ao CRAS na data marcada, verificar se todas as informações estão corretas e seguir recebendo o Bolsa Família.