Visão de Investidor

A visão certa do sucesso
GOLPE do Bolsa Família: Milhares já caíram

Os golpes brasileiros são muito populares; eles envolvem vigaristas que roubam dados e dinheiro de suas vítimas. Esses criminosos agem de má fé para enganar suas vítimas e obter dinheiro ou dados realizando algum tipo de fraude.

Um golpe comum entre a população brasileira é o esquema Bolsa Família. Trata-se de vigaristas que roubam dinheiro da população de baixa renda, aproveitando-se de programas de bem-estar social.

Para contextualizar o problema, a desinformação relacionada ao golpe do Bolsa Família afetou mais de 1 milhão de pessoas em 2020. Na ocasião, os golpistas enviaram uma mensagem via WhatsApp informando que haviam recebido um voucher para ganhar um dinheiro extra por meio de esquemas sociais.

Como funciona o golpe do Bolsa Família?

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que existem vários tipos de fraude previdenciária. No entanto, vamos nos concentrar em um que é comumente usado para beneficiários brasileiros.

O golpe mais comum do Bolsa Família é enviar uma mensagem de texto via WhatsApp ou SMS. A pessoa recebe um link no qual deve clicar para acessar os benefícios, seja para um suposto reforço ou até mesmo para um banimento de conta falsa que precisa ser liberado novamente.

Ao clicar em um link suspeito, o usuário deve preencher um questionário com seus dados. Em alguns casos, os criminosos pedem dinheiro para liberação dos pagamentos, mas na maioria das vezes é para roubar os dados da vítima.

O simples fato de clicar em um link desconhecido já coloca a pessoa em uma situação potencialmente perigosa. Afinal, alguns links podem fingir que foram baixados e instalar programas maliciosos no seu celular para roubar dados bancários e pessoais.

Como se proteger do crime a partir de agora?

Se você tem medo de cair no golpe do Bolsa Família, aqui vão algumas dicas que você pode e deve usar para se proteger:

  1. – Nunca abra links desconhecidos enviados por WhatsApp ou SMS;
  2. – Ninguém do governo entrará em contato por WhatsApp para falar sobre o auxílio recebido;
  3. – Nunca informe dados bancários;
  4. – Não existe cobrança de multas e taxas para receber o Bolsa Família.

Em caso de dúvida, procure o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) onde você fez o seu Cadastro Único (CadÚnico) e verifique se as informações recebidas são reais ou se trata-se mesmo de um golpe do Bolsa Família.

Se você for vítima de um golpe e só perceber mais tarde, para sua segurança, ligue para a polícia e documente o ocorrido.