Hyundai desenvolve carro que se move para o lado: entenda a novidade!
Durante a CES 2023, evento de tecnologia realizado em Las Vegas de 5 a 8 de janeiro, a Hyundai Mobis, subsidiária autônoma da montadora sul-coreana, apresentou sua nova invenção. O carro se move lateralmente no trânsito, tornando-se uma das novidades mais inusitadas já apresentadas ao público.
Em 2018, a Nissan apresentou o e-Corner por meio de um carro elétrico chamado loniq 5. Esse sistema permitia que o carro se movesse lateralmente, invertendo a direção em seus trilhos. Foi a primeira vez que este sistema foi visto instalado em qualquer veículo.
Um módulo elétrico com amortecedor, freio, motor elétrico e sistema de direção próprios foi desenvolvido pela Hyundai. Este sistema é fácil de instalar e pode lidar com todos os aspectos da roda – incluindo rotações inesperadas perfeitas para o sistema e-Corner.
Como funcionam as rodas com o novo sistema e-Corner?
As novas rodas com o sistema Hyundai e-Corner têm incrível mobilidade lateral, podendo girar em um ângulo de até 90 graus. Isso torna muito mais fácil entrar e sair de vagas de estacionamento paralelas.
O modo de saída gira as quatro rodas em 90 graus, permitindo que o veículo se mova lateralmente, semelhante ao movimento de um caranguejo.
O modelo também tem a possibilidade de se locomover em uma empilhadeira, na qual apenas as rodas traseiras se movem em um ângulo de 90 graus.
Pode-se concluir, portanto, que o novo Hyundai Mobis tem grande potencial e em breve poderá ser instalado em diversos veículos, tornando o dia a dia dos motoristas mais prático e ágil.
Quando será lançado o novo sistema da Hyundai?
Hyundai Mobis foi um dos destaques da CES 2023 com a apresentação do novo sistema e-Corner, que foi revolucionário e inovador. Algo inimaginável para os veículos disponíveis no mercado atual.
Atualmente, a marca está testando uma versão do sistema e-Corner no veículo Hyundai Ioniq 5, o mesmo apresentado na CES 2023. A empresa também anunciou que o sistema é compatível com carros elétricos compactos e médios, incluindo além dos SUVs.
No entanto, apesar do sucesso da apresentação, a Hyundai ainda não revelou mais informações ou datas de lançamento do sistema. A decisão pode estar relacionada ao fato de a empresa ainda estar pesquisando um produto no qual trabalha desde 2018.