Justiça libera alto valor para segurados do INSS sacar – Veja como consultar
Nos próximos dias, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão contar com o dinheiro extra. O Conselho Federal de Justiça (CJF) emitiu R$ 11,1 bilhões para adiantamentos previdenciários.
Um total de 104.599 aposentados, pensionistas e demais beneficiários da assistência receberão parte desses recursos. Esses cidadãos são os iniciadores do processo, e o município não tem mais recursos contra ele.
Os precatórios são pedidos de ressarcimento de dívidas da União ou de suas instituições, cujo valor provém de um salário mínimo de R$ 72.720 (sessenta e dois mil reais). Valores abaixo desse limite são lançados por meio de uma pequena indenização (RPV) paga mensalmente.
Detalhamento
A distribuição total da CJF foi de 25,05 bilhões de reais, mas apenas 11,1 bilhões de reais foram destinados aos segurados do INSS. Este grupo terá prioridade porque os precatórios previdenciários são considerados fundos de manutenção.
Os primeiros a receber são pessoas prioritárias com mais de 80 anos ou com condições médicas crônicas. Seguiu-se o Food Fund, antes de lançar o prefácio comum. O último grupo é formado por aproximadamente 92 mil pessoas, totalizando 4,93 bilhões de reais.
Repasse já começou
Para quem paga diretamente ao beneficiário, esses recursos são encaminhados ao Tribunal do Distrito Federal (TRF). Os depósitos começam em 31 de agosto, seguindo um calendário definido pelas agências regionais.
O dinheiro vai para uma conta aberta na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.
Para consultar os valores e outros detalhes sobre o vestíbulo do INSS, acesse o site do tribunal distrital federal responsável pelo seu estado. As buscas podem ser feitas pelo número do pedido do autor da operação, número do processo ou CPF.