Visão de Investidor

A visão certa do sucesso
MEI tem até hoje para entregar a declaração anual

Microempreendedores Individuais (MEIs) devem fazer acordo com Leão até esta quinta-feira (30). O prazo para envio da Declaração Anual Simplificada para Microempreendedores Individuais (DASN-MEI) termina hoje.

O DASN-MEI deve ser fornecido pelo remetente da declaração de imposto de renda de pessoa física até 31 de maio.

Aqueles que atuarão como MEIs por qualquer período em 2021 deverão apresentar documentos, e aqueles que se tornarão micro e pequenas empresas individuais em 2022 deverão preencher a declaração em 2023.

Caso o profissional autônomo encerre sua atividade como MEI, deverá enviar também este documento. Nesse caso, você deve selecionar a opção de declaração especial. O DASN-MEI está disponível no site do Simples Nacional.

Na declaração do MEI, ele deve fornecer o total da receita bruta obtida com a atividade em 2021. Um microempreendedor que era ativo mas não ganhou no ano passado deve inserir o valor de R$ 0,00 e preencher a declaração. Todos que contrataram um funcionário em 2021 devem marcar sim no campo que aparece no formulário.

Qualquer pessoa que preencha um relatório de receita bruta mensal tem mais facilidade para você. Basta somar os valores de cada mês e informar o extrato a respeito.

Embora não deva ser apresentado a nenhum órgão público, o Relatório Mensal de Receita Bruta deve ser preenchido até o dia 20 do mês seguinte à venda ou serviço.

O documento deve ser apresentado há pelo menos cinco anos, juntamente com as notas fiscais de compra e venda.

As pessoas que não preencheram o relatório mensal podem calcular a receita bruta do ano anterior através da soma das faturas. No entanto, será mais trabalhoso do que qualquer um escreveu os números em seu relatório mensal.