Visão de Investidor

A visão certa do sucesso
Novo golpe do empréstimo consignado ameaça aposentados e pensionistas

Ontem à noite (9), o programa Fantástico exibiu uma reportagem alarmante sobre um novo tipo de golpe do empréstimo consignado, que tem como alvo os aposentados e pensionistas do INSS. A investigação revelou a existência de um “Kit Fraude” que envolve possíveis funcionários do próprio órgão.

Na prática, os golpistas compram de forma ilegal os dados pessoais e documentos dos beneficiários que podem solicitar empréstimos consignados. Com essas informações, eles conseguem acessar o empréstimo sem o conhecimento da vítima, sem sequer entrar em contato com ela.

Novo golpe do consignado tem números preocupantes em todo o país

Segundo a reportagem do Fantástico exibida ontem (9), somente em 2022, os Procons de todos os estados do Brasil registraram 57.874 reclamações de golpes do consignado. A investigação policial revelou que os criminosos compartilhavam dados e documentos pela Internet e usavam grupos em aplicativos para negociar a fraude.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) considera a situação preocupante e, portanto, monitora constantemente tudo relacionado à segurança virtual dos usuários dos serviços bancários. No entanto, as fraudes não envolvem o sistema bancário.

De acordo com a Instrução Normativa 138, os empréstimos consignados devem obrigatoriamente usar biometria facial quando realizados por meios digitais. No entanto, até o momento, essa ação sozinha não foi suficiente para conter as atividades dos golpistas.

Como evitar cair no golpe do consignado e outras fraudes

Algumas medidas são importantes para evitar que aposentados e pensionistas sejam vítimas de golpes e fraudes. É preciso ficar atento a ofertas muito vantajosas e empréstimos que exigem depósitos ou transferências antecipadas.

Além disso, é essencial não compartilhar seus dados sem ter certeza de quem irá recebê-los e como serão utilizados. Na dúvida, procure empresas confiáveis e verifique a idoneidade do profissional responsável pelo consignado.

Por fim, mantenha sua conta Gov.br com o mais alto nível de segurança possível. Valide sua biometria facial e monitore qualquer movimentação por meio do aplicativo Meu INSS e de sua conta bancária. Se notar algo suspeito, informe imediatamente as autoridades responsáveis.