Nubank vai fechar: entenda o que REALMENTE está acontecendo com o banco digital
Embora alguns rumores tenham sugerido o contrário, o Nubank anunciou apenas pequenas mudanças em seus serviços. A maioria de seus clientes nem notará a diferença por causa disso. Não há necessidade de se apressar e sacar seu dinheiro do banco digital; você não vai perder tudo.
A instituição anunciou na semana passada que encerraria seu programa de BDR (Brazilian Depositary Receipt) Nível 3. Com o fim do programa, quem tiver um “pedacinho” da empresa poderá escolher o que fazer com ele.
A fintech planeja “rebaixar” seu BDR para o nível 1, o tipo emitido por empresas registradas no exterior. Ao fazê-lo, ele ficará exonerado das regras estabelecidas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a autoridade reguladora brasileira.
Os recibos continuarão sendo negociados na Bolsa de Valores Brasileira (B3) nível 1 e suas ações serão negociadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) nos Estados Unidos.
O Nubank também estará sujeito à regulamentação da SEC (Securities and Exchange Commission), que regula o mercado norte-americano.
Fechamento do Brasil
O banco digital anunciou em comunicado à imprensa que não planeja encerrar suas operações no mercado local. Na prática, nada muda para o cliente que usa seus serviços.
“O Nubank não vai fechar no Brasil. O anúncio é apenas uma reestruturação do programa BDR. Estamos trabalhando constantemente para simplificar a vida financeira de nossos mais de 60 milhões de clientes”, afirmou.
O que acontece com quem tem BRDs?
Uma vez aprovada a alteração, os investidores com BDRs terão três opções, incluindo aqueles que receberam recibo por meio do NuSócios.
A primeira é converter um BDR de Nível 3 em um BDR de Nível 1 na base de um para um. A segunda é a venda de títulos na bolsa de valores brasileira ou norte-americana.
Uma terceira alternativa é receber ações ordinárias listadas na NYSE a BDR 6 por ação. Nesse caso, o investidor deve ter um valor mínimo mais uma conta em uma corretora norte-americana.
Segundo o Nubank, as opções serão oferecidas aos investidores pelo próprio aplicativo nos próximos meses. Cerca de 7,5 milhões de clientes já receberam BDR por meio do NuSócios.