PIS/Pasep em 2021 | Confira quem poderá sacar
Nos próximos três meses, o governo federal vai pagar o PIS/Pasep, Os trabalhadores nascidos entre janeiro e junho receberão o PIS por meio da Caixa Econômica Federal, e o Banco do Brasil pagará o Pasep aqueles que encerrarem o cadastro entre 5 e 9 anos.
O subsídio é concedido aos trabalhadores do setor privado (PIS) e aos servidores públicos de baixa renda (Pasep), que ganham no mínimo dois salários mínimos por mês. Antes disso, o recurso era apenas para os nascidos entre julho e dezembro e aqueles cujo registro terminava entre 0 e 4.
No dia 19 de janeiro, os nascidos em janeiro recebem o PIS. No mesmo dia, Pasep será pago aos servidores cujo registro final seja 5.
Consulte o calendário de depósitos PIS / Pasep abaixo, que começou em 2020 e terá duração de três meses em 2021.
Calendário PIS 2020/2021
Calendário Pasep 2020/2021
O dinheiro ficará disponível até 30 de junho para pagamento dos colaboradores, tanto do PIS quanto do Pasep.
Qual é o valor do PIS/Pasep?
O valor do Abono PIS / Pasep pode chegar a um salário mínimo (atualmente R $ 1.100) e para as pessoas que trabalharam nos 12 meses de 2019, o valor pago é proporcional ao número de meses trabalhados oficialmente.
Por exemplo, quem trabalhou um mês no ano base 2019 receberá 1/12 do salário mínimo. Aqueles que trabalharam dois meses ganharão 2/12 e assim por diante.
Veja a tabela abaixo em função do número de meses trabalhados:
Quem pode receber o PIS/Pasep?
Os trabalhadores que atenderem às seguintes regras têm direito ao PIS / Pasep:
- Ter recebido remuneração mensal de até dois salários mínimos durante o ano-base de 2019;
- Exerceu atividade remunerada em benefício de pessoas coletivas (PIS) durante, pelo menos, 30 dias, de forma contínua ou ininterrupta, no ano base considerado para o cálculo;
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.