Saiba o dia em que o CRAS fará a revisão do Bolsa Família em sua família
As mais de 22 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social que recebem ajuda mensal do governo já receberam neste mês o último pagamento do Programa Auxílio Brasil, que será substituído pelo novo Programa Bolsa Família a partir de março.
No entanto, a maior preocupação dessas famílias é a necessidade de atualização cadastral para receber o novo benefício, que foi uma promessa de campanha do atual presidente no ano passado.
Portanto, é importante destacar que os beneficiários não precisarão passar pela revisão detalhada em março. Isso ocorre porque, inicialmente, o processo de atualização cadastral das famílias com suspeitas de irregularidades seria realizado em fevereiro.
No entanto, o governo optou por adiar a revisão para criar um cronograma organizado que inclua todos os passos necessários, principalmente para os municípios, que serão responsáveis pela parte prática do processo. Além disso, é preciso capacitar esses servidores para o trabalho e reestruturar o sistema do Cadastro Único (CadÚnico).
Por essa razão, as famílias que o governo identificou alguma suspeita de irregularidade serão chamadas para atualizar seus dados apenas a partir de abril, um mês após o lançamento e início dos primeiros pagamentos do novo Bolsa Família.
Isso significa que, em março, todos os beneficiários receberão seus pagamentos normalmente, incluindo aquelas famílias que o governo suspeita que não atendem mais aos requisitos do programa social.
No entanto, é importante estar atento, pois as datas mencionadas são destinadas apenas para a atualização que será convocada pelo governo federal.
Se a família passou por alguma mudança, como nascimentos ou mortes, ou alterou algum dado do cadastro, como telefone, endereço ou renda, é necessário que essas famílias procurem um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e atualizem suas informações.
O mesmo se aplica para aqueles que não atualizaram seus dados há mais de 24 meses, pois as regras determinam que o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos ou sempre que houver mudanças.
Pente-fino do Bolsa Família
Além disso, a partir de março, o governo federal irá bloquear pouco mais de 1,5 milhão de famílias que já apresentaram irregularidades comprovadas, como renda acima do permitido ou o não cumprimento de qualquer outra regra do programa.
Portanto, essas famílias não passarão pelo processo de pente-fino, pois as irregularidades já foram identificadas e comprovadas, e elas não receberão o novo Bolsa Família a partir do próximo mês. A informação foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
“Vamos tirar mais de 1,5 milhão desse cerca de 5 milhões que estamos focados [em investigar]. Esse 1,5 milhão, temos segurança de que não preenche os requisitos. A partir de março. Recebem de forma irregular”
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
Calendário de pagamentos do novo Bolsa família
Os pagamentos referentes ao mês de março do novo Bolsa Família terão início no dia 20 do próximo mês e serão realizados até o dia 31, seguindo o calendário de pagamentos estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que leva em conta o número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário.
- Beneficiários com NIS de final 1 recebem dia: 20 de março;
- Beneficiários com NIS de final 2 recebem dia: 21 de março;
- Beneficiários com NIS de final 3 recebem dia: 22 de março;
- Beneficiários com NIS de final 4 recebem dia: 23 de março;
- Beneficiários com NIS de final 5 recebem dia: 24 de março;
- Beneficiários com NIS de final 6 recebem dia: 27 de março;
- Beneficiários com NIS de final 7 recebem dia: 28 de março;
- Beneficiários com NIS de final 8 recebem dia: 29 de março;
- Beneficiários com NIS de final 9 recebem dia: 30 de março;
- Beneficiários com NIS de final 0 recebem dia: 31 de março.
Adicionalmente, no dia 20 de março, as famílias de três grupos específicos receberão o pagamento do novo Bolsa Família, independentemente do número final do Número de Inscrição Social (NIS): o povo Yanomami em Roraima; famílias rurais afetadas pela seca no Rio Grande do Sul; e as famílias do litoral de São Paulo afetadas pelas chuvas. As demais famílias do país seguirão recebendo normalmente de acordo com o calendário oficial.