Visão de Investidor

A visão certa do sucesso

O prazo estipulado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para suspender o Benefício Temporário de Invalidez (antigo Auxílio Doença) para pelo menos 85.191 beneficiários é nesta sexta-feira, dia 19 de novembro. A razão é que muitos aposentados e pensionistas não checaram seus conhecimentos médicos após a cirurgia de pente fino.

A operação decorre de forma cíclica e centra-se na realização de perícia na área das prestações de invalidez de longo prazo, nomeadamente: subsídio de doença, pensão de invalidez, pensão de invalidez (pensionista por invalidez) e pensão de continuação, de forma a verificar se a a incapacidade persiste, mudou ou foi interrompida.

Não agendei perícia. O que acontece?

No caso de não cumprimento do prazo ou ausência no prazo estipulado, o benefício ficará suspenso até a chegada do interessado.

Após 60 dias da suspensão, a situação do benefício pode ser transformada em cessação definitiva do benefício.

Onde agendar perícia médica do INSS?

Você pode agendar pelo site Meu INSS ou entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone Disque 135. O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Quais documentos necessários?

Na data da vistoria programada, além de todos os documentos médicos de que o segurado dispõe, também devem ser apresentados documentos pessoais como laudos com CID, certificados, prescrições e vistorias recentes.

Como saber se estou entre os convocados?

Para verificar se você está entre as chamadas, é necessário abrir o edital de convocação e localizar seu nome ou número do benefício do seguro social.

Os nomes são organizados em ordem alfabética e o bem-estar social não possui pontuação (apenas números). É importante verificar se o número do benefício é igual ao seu para evitar confusão com homófonos (pessoas com o mesmo nome). A lista completa dos convidados pode ser encontrada no diário oficial do sindicato.

Fui convocado para a revisão: o que devo fazer?

Veja as instruções passo a passo para agendar a pericia através do meu INSS:

  • Faça o login no Meu INSS;
  • Clique em “Do que você precisa?”, escreva “Agendar Perícia” e, em seguida, em “Novo Requerimento”;
  • Escolha entre “Perícia Inicial”, se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação”, se já estiver em benefício;
  • Siga as orientações que aparecem na tela;
  • Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.

Quando sai o resultado da perícia?

O resultado do exame estará disponível para consulta a partir das 21h do dia do exame no Meu INSS (aplicativo ou site gov.br/meuinss) e pelo telefone 135.

Se o resultado não estiver disponível após o prazo, pode haver algum benefício pendente. O segurado deverá entrar em contato com a Central de Atendimento 135 e, em caso de pendência do atendimento, solicitar através da Central o serviço “Acerto pós-perícia”.