×

Veja o que muda para quem deseja se aposentar em 2022

Auxílio doença

Veja o que muda para quem deseja se aposentar em 2022

Confira as mudanças para quem quer se aposentar em 2022. Três delas estão em regras transitórias criadas para trabalhadores já no mercado pelas reformas da Previdência Social que entraram em vigor em novembro de 2019.

Sistema de pontos

A pontuação, que consiste na soma de idade e anos de contribuição, mudou em 1º de janeiro. Agora, para se aposentar, as mulheres precisam de 89 pontos e os homens de 99 pontos.

Esse número aumenta um ponto a cada ano até chegar a 100 para mulheres e 105 para homens.

Idade mínima e tempo de contribuição

A aposentadoria por contribuição não é mais possível após a implementação das reformas previdenciárias. Agora, uma idade mínima também é exigida.

As mulheres que contribuíram por 30 anos podem se aposentar aos 57 anos e 6 meses. Os homens, por sua vez, podem se aposentar aos 62 anos e 6 meses após completarem 35 anos de contribuição.

Essa idade aumenta em um ano a cada ano até atingirem 62 e 65 anos.

Idade mínima

Para quem pretende se aposentar em 2022 sob as regras de transição de idade mínima, as mulheres devem ter pelo menos 61 anos e seis meses e os homens devem ter pelo menos 65 anos. Em ambos os casos, o período mínimo de contribuição é de 15 anos.

Pedágios de 50% e de 100%

A regra de que 50% ou 100% do tempo restante para se aposentar permanece a mesma.

O pedágio de 50% vale para quem precisa de até dois anos para se aposentar dentro do período mínimo de contribuição. Ou seja, as mulheres contribuíram com 28 anos e os homens com 33 anos.

Veja mais:

Essas pessoas poderão contribuir por um período adicional, que corresponde a 50% do que faltou.

Por exemplo: se levasse dois anos para se aposentar, a pessoa teria que trabalhar três anos (dois mais metade de dois).

Com 100% de pedágio, os trabalhadores podem pagar pedágios pelo restante de sua aposentadoria. Ou seja, se faltam três anos para se aposentar, ele tem que trabalhar mais três anos, totalizando seis anos. Mas as mulheres devem ter pelo menos 57 anos e os homens devem ter pelo menos 60 anos.

Deixe uma resposta