Ligações para que aposentados façam a prova de vida online não são do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que se trata de uma farsa, as ligações para aposentados fazer prova de vida online.
Durante a ligação, todos os dados pessoais serão falados e será enviada uma mensagem via WhatsApp solicitando aos aposentados o envio de fotos em arquivo para a conclusão do processo.
Dessa forma, o INSS alerta a todos para que desliguem o telefone após receber esse tipo de ligação e não dêem qualquer informação.
O INSS entra em contata por telefone para tratar do procedimento de prova de vida.
Veja como o INSS se comunica com o segurado:
O INSS contata o cidadão em determinadas situações e informa sobre os procedimentos, andamento ou prazo das inscrições, e nunca pede informações como CPF, nome da mãe ou senha.
O segurado pode receber e-mail, SMS, carta ou ligação telefônica do INSS, sempre pelos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, Call Center 135 ou SMS nos números 280-41.
O contato com o segurado se dá por meio dos dados cadastrados no cadastro (e-mail, telefone e endereço), portanto é importante que o cadastro no INSS seja atualizado com os dados de contato. As atualizações podem ser feitas via Meu INSS e Central 135.
Por outro lado, quando o segurado entra em contato com o INSS, o Instituto pode solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade do interessado e para garantir o sigilo das informações.
Se o cidadão já avisado e tiver dúvidas pode ligar para 135, número oficial do INSS, para mais informações. Você também pode buscar ajuda por meio da assistente virtual de chat humanizado do INSS, Helô.