Visão de Investidor

A visão certa do sucesso
Novo cartão do Bolsa Família com novas funções: confira quem receberá!

A Caixa Econômica Federal confirmou a entrega gradual de novos 7,5 milhões de cartões do Bolsa Família nos próximos meses, priorizando segurados sem cartão para saque do benefício e aqueles com tecnologia antiga e sem função de débito.

Alguns beneficiários já começaram a receber o novo cartão, enviado pelos Correios, mas em algumas regiões a entrega pode demorar um pouco.

Em áreas de difícil acesso ou com alto risco, os beneficiários precisarão retirar o cartão pessoalmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na agência da Caixa mais próxima.

A ferramenta será enviada automaticamente pela Caixa Econômica Federal, sem necessidade de solicitação por parte do segurado.

É importante manter as informações cadastrais atualizadas, pois o cartão será enviado para o endereço registrado no CRAS.

Benefícios do Cartão do Bolsa Família

A nova ferramenta do Bolsa Família conta com um chip que garante mais segurança, dificultando fraudes. Além disso, o aguardado recurso de pagamento no débito estará disponível.

Com essa funcionalidade, o segurado poderá realizar compras e pagar diretamente com o cartão, trazendo mais praticidade e segurança, evitando deslocamentos e filas para sacar o benefício.

Mas as vantagens não param por aí, veja outras:

  • O novo cartão será vinculado a uma conta poupança digital da Caixa;
  • A conta poupança oferece benefícios como: rendimento, transferências gratuitas, saques sem tarifas e outros serviços;
  • O saldo do cartão poderá ser consultado pelo aplicativo da Caixa;
  • O cartão poderá ser usado em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira do cartão.

Ainda não recebi meu cartão, e agora?

Para aqueles que ainda não receberam o novo cartão do Bolsa Família, é importante saber que os cartões antigos do próprio Bolsa Família e do Auxílio Brasil continuam funcionando.

Além disso, é possível realizar o saque do benefício utilizando o Cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal.

Para os beneficiários que não possuem nenhuma dessas opções, é possível fazer a transferência do dinheiro para outra conta bancária utilizando o PIX, por meio do aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS.

Bolsa Família: Beneficiários Receberão mais em Maio?

Calendário do Bolsa Família do mês de maio

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o pagamento do benefício referente ao mês de maio iniciará no dia 18.

O calendário seguirá a ordem escalonada de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.

Confira abaixo o calendário completo do mês de maio:

  • NIS de final 1: dia 18 de maio;
  • NIS de final 2: dia 19 de maio;
  • NIS de final 3: dia 22 de maio (antecipado para o sábado 20);
  • NIS de final 4: dia 23 de maio;
  • NIS de final 5: dia 24 de maio;
  • NIS de final 6: dia 25 de maio;
  • NIS de final 7: dia 26 de maio;
  • NIS de final 8: dia 29 de maio (antecipado para o sábado 27);
  • NIS de final 9: dia 30 de maio;
  • NIS de final 0: dia 31 de maio.

Alguns beneficiários terão o pagamento antecipado, de acordo com a regra de antecipação, como demonstrado no calendário acima.

Essa regra garante que os segurados que normalmente recebem na segunda-feira possam movimentar o dinheiro já no sábado imediatamente anterior à data oficial de pagamento.

Para isso, basta utilizar o aplicativo Caixa Tem.

Caso o beneficiário não realize a movimentação antecipada, ainda será possível realizar o saque na data oficial de pagamento.

Para isso, basta dirigir-se a uma agência da Caixa, casa lotérica ou ponto de autoatendimento com o seu cartão.

Além disso, é importante ressaltar que a Caixa Econômica Federal está incentivando o uso do aplicativo Caixa Tem para movimentação do dinheiro do Bolsa Família.

Com o app, é possível realizar transferências, pagamentos e até mesmo compras em estabelecimentos comerciais, sem a necessidade de sair de casa ou enfrentar filas.

Outra opção é utilizar o PIX, que permite a transferência instantânea de valores entre contas bancárias.

Para isso, é necessário cadastrar uma chave PIX no aplicativo Caixa Tem ou na agência da Caixa.

É fundamental que os beneficiários fiquem atentos ao calendário de pagamento e utilizem as opções disponíveis para movimentar o dinheiro com segurança e praticidade.

A Caixa Econômica Federal tem trabalhado para oferecer cada vez mais opções aos segurados do Bolsa Família, visando garantir o acesso aos benefícios de forma rápida e eficiente.