Visão de Investidor

A visão certa do sucesso
WhatsApp libera compras com cartões de crédito bandeira Mastercard

O Banco Central do Brasil (BC) autorizou nesta segunda-feira (5) mudanças nas regras que regem as modalidades de pagamento da Mastercard.

Por isso, as empresas de crédito têm tomado medidas para implementar seus esquemas em recursos para permitir compras diretamente em aplicativos de mensagens como o Whatsapp.

Lançada em março do ano passado, a função de transferência de valor entre pessoas já teve seu papel. A prova é que a Visa já recebeu a mesma autorização para o aplicativo de mensagens Whatsapp em dezembro de 2021.

Este selo é recebido pela Mastercard em transações entre pessoas físicas e jurídicas. Portanto, com o funcionamento do mecanismo, será possível realizar transações de compras com cartões de crédito, débito e pré-pagos dentro do país.

Assim, o BC destacou que no ato da divulgação da autorização, a concessão do selo é apenas uma das etapas necessárias no processo de emissão do Facebook Pay entre pessoas físicas e jurídicas.

O uso do Mastercard no Whatsapp

Em nota, a Mastercard disse que recebeu a notícia da autorização com “satisfação” e disse que continuará trabalhando com os reguladores para disponibilizar essa nova ferramenta em nosso ecossistema de pagamentos.

“A Mastercard mantém seu compromisso de tornar os pagamentos eletrônicos cada vez mais fluidos e seguros e acredita que o serviço de pagamentos por WhatsApp vai ao encontro destes objetivos”.

Hoje, ao trocar mensagens com uma empresa pelo WhatsApp, o consumidor pode selecionar seu produto, adicionar ao carrinho e enviar para a empresa, que finaliza o processo em sua plataforma.

Dessa forma, a ideia principal a partir de agora é que as próprias instituições fechem as compras diretamente no WhatsApp, pois os recursos são aprovados para uso entre pessoas físicas e jurídicas.